Seminário | Agricultura - Boas Práticas de Gestão da Produção

09-09-2017 marp
Agricultura - Boas Práticas de Gestão da Produção

Os consumidores estão cada vez mais preocupados em adquirir alimentos saudáveis e produzidos respeitando o meio ambiente e o bem estar dos animais e dos trabalhadores. Assim, nascem as Boas Práticas Agrícolas, as quais podem definir-se como “Cultivar os produtos da melhor forma e por sua vez dar garantia dos mesmos”.

Neste sentido a MARP propôs-se realizar um seminário que decorreu no passado dia 10 de Setembro na Localidade de Malta – Pinhel, no Distrito da Guarda. Esta acção tinha como intuito disponibilizar conhecimentos e práticas que fomentem nos produtores a responsabilização, consciencialização e competência para uma gestão eficiente e sustentável da sua exploração e para a necessidade e importância de adequação de métodos e técnicas englobados numa esfera de boas práticas que permite uma produção adequada e de qualidade dos seus produtos.

As Boas Práticas na Produção Agrícola são um conjunto de princípios, normas e recomendações técnicas aplicadas para a produção, processamento e transporte de alimentos, orientadas essencialmente de forma a salvaguardar a saúde humana (segurança pessoal e alimentar), proteger o meio ambiente e melhorar as condições de trabalho dos produtores.

O seminário contou com a presença de mais de meia centena de agricultores e agricultoras de todo o Distrito da Guarda. Todos foram unânimes em considerar uma acção de elevada importância, tendo até, em alguns casos excedido as suas expectativas.

Os participantes pronunciando-se muito favoravelmente aos conteúdos apresentados o que os levou a serem activos/participativos tornando a acção pró-activa, onde a partilha de experiências individuais contribuíram para uma melhor apreensão do exposto.

Concluímos pelo entusiasmo exprimido verbalmente, que os objectivos gerais deste seminário foram atingidos com grande êxito.

Voltar

Financiamento