IX Jornadas Técnicas Apícolas - Avis Mellifera 2016

10-12-2016 marp
IX Jornadas Técnicas Apícolas - Avis Mellifera 2016

Realizou-se no passado dia 10 de Dezembro, em Avis, as IX Jornadas Técnicas Apícolas, Avis Mellifera, que contou com cerca de uma centena de participantes oriundos das mais diversas partes do país.

As jornadas iniciaram-se de manhã com uma apresentação de Eng. Paulo Varela da Montemormel sobre o tema Higiene e Segurança na Apicultura. Este tema reveste-se de especial importância pelo facto de muitos apicultores descurarem os perigos que esta actividade implica e não tomarem as medidas preventivas adequadas.

Da parte da tarde o Dr. Nuno Silva, Presidente da Câmara Municipal de Avis, deu as boas vindas aos participantes.

O Eng. Vitor Lamberto do Movimento Slow Food, fez uma intervenção sobre a importância dos produtos produzidos localmente e da sua comercialização em mercados de circuito curto, dando especial enfoque ao mel.

De seguida Doutor Damián Copena falou-nos sobre o património apícola cerieiro da Península Ibérica, dando a conhecer aos participantes uma realidade que existia tanto no norte de Portugal como em Espanha, relacionado com o tratamento e o aproveitamento da cera de abelha.

Sr. António Patricio da Apiguarda, criador das abelhas buckfast, ressalvou as vantagens e desvantagens de optar por esta variedade.

Por fim, Eng. João Tomé do Vale do Rosmaninho, falou-nos sobre a importância da conservação e melhoramento genético da abelha ibérica.

Realça-se o ambiente de festa e confraternização entre os vários participantes que revestiu as jornadas apícolas, sendo já uma imagem de marca do Avis Mellífera.

ADERAVIS

Voltar

Financiamento